Pages

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bem vindos, esse é o Beco Urbano


"Os Nossos Mundos"

E lá estava eu quase cochilando em uma condução para a minha amada e estimada casa, (momentos estes que sempre me fazem pensar e refletir) quando vejo uma garotinha de seus 2 aninhos de idade se mexendo e pulando em uma dança primitiva.




Isso me fez pensar, (como tudo que acontece me faz pensar u.u) crianças fazem coisas normais e até banais, (bocejar, segurar o sapato ou a escova de dentes sozinha ¬¬) contudo, conseguem com isso serem o centro das atenções. Até naquele trem maluco estava a garotinha sendo alvos de risinhos e olhares de todos, quando se cansou da atenção e de até mesmo de dançar, estendeu os bracinhos para a mãe que a pegou no colo no mesmo instante, com isso eu tive um estalo.

Provavelmente ele foi ajudado pelo solavanco do trem em movimento e da minha quase queda em cima de uma senhora que sentava a minha frente, mas mesmo assim eu tive um estalo !

Nosso mundo, limitações ou mesmo "cercadinho" muda constantemente, façamos uma tabela para melhor exemplificar tal efeito que pode até mesmo passar despercebido por nós.


Idade
0-1 nessa idade o mundo é simplesmente a nossa mãe, seu colo é o canto mais seguro da face da Terra, e o próprio conceito de Terra é basicamente a nossa mãe.
1-3 agora, a casa é o domínio conhecido, algumas escapadinhas pelo quintal e umas visitinhas esporádicas a outros lugares também fazem parte dessa "aventura".
3-7 a casa já não é uma aventura, já é conhecida "demais", a rua é agora o verdadeiro desafio, seu mundinho extende-se também para a escolinha.
7-15 já não é necessário a companhia de pais ou responsáveis para ir a escola, visitas a casas de amigos e cinemas bem como outros lugares são mais constantes, o sexo oposto começa a ficar ma
is atrativo ao olhar.
15-18
semi-independente, usa transportes públicos indo aonde der na telha, saindo por muitas vezes até de sua cidade.


18-45 faculdade e trabalho, seu mundo se torna bem maior e muitas vezes prefere-o e conhece-o melhor do que sua própria casa e região, no casamento muitas vezes anexa o mundo de seu conjûge também ao seu.
45-... agora um fato curioso, temos uma tendência retroativa, ou seja, a pessoa com mais idade acaba abandonando saídas longínquas, preferindo mais a sua família e sua casinha com seu quintal.


Temos assim uma pirâmide de tendências cuja base volta a ser do tamanho do início da vida...

Um comentário:

  1. Eu poderia dizer que tenho entre 0-1, 1-3, 3-7, 7-15, 15-18 mas que morro de medo de chegar aos 18 >.<
    Gosto de pedir colo não só para minha mãe...
    Que mudanças sempre me assustam =x

    E dizer que você escreve muito bem, já não é novidade ^^

    Ta lindo aqui :*

    ResponderExcluir